Nova tecnologia permite o aproveitamento da energia térmica do sol à noite

07-01-2011 12:22

Instalada numa nova central perto de Sevilha, esta inovadora tecnologia envolve a utilização de sais liquefeitos que podem armazenar o calor gerado durante o dia para gerar vapor e produzir energia eléctrica durante a noite, até um máximo de 15 horas.

Será inaugurada no próximo ano a Gemasolar, uma central solar térmica que utilizará uma inovadora tecnologia que permitirá a produção de energia eléctrica a partir do calor gerado pelo sol mesmo durante a noite, até um máximo de 15 horas.

Situada perto de Sevilha, na paisagem escaldante de Almería, a nova central é constituída por um conjunto de parabólicas que direccionam a energia solar para o topo de uma torre posicionada no centro, onde o calor acumulado gera vapor de água que acciona uma turbina produzindo electricidade.

Até à data, como o calor resultava na produção imediata de vapor no topo da torre, não era possível para este tipo de central funcionar na ausência de luz solar.

No entanto a torre da Gemasolar resolverá este problema recorrendo a uma mistura de sais liquefeitos que permitem transferir a energia térmica concentrada no topo da torre para um permutador de calor, onde é gerado vapor para accionar as turbinas.

Uma vez que os sais, de nitrato de sódio e potássio, podem ser armazenados é possível acumular o calor gerado durante o dia para fazer trabalhar as turbinas durante a noite.