EUA criam estradas verdes, com painéis solares em vez de asfalto

07-01-2011 12:16

EUA criam estradas verdes, com painéis solares em vez de asfalto

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos contratou a empresa Solar Roadways para desenhar e construir painéis solares super resistentes. O objectivo é substituir os asfaltos e utilizar estes mesmos painéis como pavimento.

De acordo com o Correio da Manhã, um quilómetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla poderá produzir energia suficiente para abastecer uma cidade de cinco mil habitantes – ou seja, 3 milhões de kilowatts/hora (KWh) por ano.

Com uma média de incidência solar de quatro horas por dia, cada um destes painéis poderá ser capaz de produzir cerca de 7,6 KWh todos os dias.

O novo asfalto é inquebrável e seguro. O nível superior será feito a partir de material translúcido e de alta resistência, mas ainda está em fase de estudo para encontrar a melhor tracção.

Aliás, este asfalto verde terá também luzes LED embutidas – numa segunda camada –  funcionando os painéis como um sistema inteligente para indicar as faixas de sinalização e alertar para o que o condutor pode encontrar à frente – obras, curvas acentuadas ou condições da estrada.

A terceira camada é composta por circuitos electrónicos onde estão colocados os circuitos integrados de controlo das células dos LED – e ainda a armazenagem de energia – e a quarta camada distribui a energia e sinais de dados (telefone, TV ou internet, por exemplo).

Mas este asfalto verde tem mais funcionalidades. Há ainda a possibilidade de, nos locais onde é normal nevar, este pavimento aquecer e derreter o gelo.

O projecto piloto custará ao Departamento do Tesouro norte-americano 75 mil euros e promete revolucionar a forma com olhamos para o asfalto.

Só nos Estados Unidos, as auto-estradas e estacionamentos ao ar livre representam uma superfície de mais de 100 mil quilómetros quadrados.